Os 10 melhores filmes do Woody Allen

Esta sexta-feira o filme quase anual de Woody Allen vai ser lançado nos EUA: O Homem Irracional , estrelado por Joaquin Phoenix e Emma Stone. Então, antes de eu assistir esse filme, vou listar meus 10 filmes favoritos dirigidos por ele.

Sempre que você pensa em Woody Allen é impossível não pensar em uma enorme quantidade de diálogos rápidos e frenéticos, geralmente ditos por atores representando o alter ego de Allen (várias vezes interpretado pelo próprio) e quase todas as vezes que fala sobre relacionamentos. E eu gosto desse tipo de filme porque eles sempre me deixam pensando ao final. Então, vamos à lista!

  1. Meia-Noite em Paris (2011)

Pôster - Midnight in Paris

Um dos poucos filmes dirigidos por ele que não se passa em Nova York. Eu amo este filme porque ele fala sobre algo com o qual sempre me identifiquei: a sensação de que você deveria ter nascido em uma década diferente. Isso é o que acontece com Gil (Owen Wilson ) quando ele é misteriosamente levado de volta para Paris de 1920 e a adora. No entanto, com o desenrolar da história, vemos que ninguém é 100% feliz com o presente e sempre se pergunta como seria maravilhoso se vivesse em outro período da história …

       2.  A Rosa Púrpura do Cairo ( 1985)

Pôster - The Purple Rose of Cairo

O que eu gosto sobre este é que ele fala justamente sobre filmes e o poder que têm sobre o público! Conhecemos Cecilia (Mia Farrow), uma garçonete que vive durante a Grande Depressão e tem uma vida terrível . Ela encontra consolo indo ao cinema e assistindo a “A Rosa Púrpura do Cairo” inúmeras vezes até que, um dia, um dos atores caminha para fora da tela! É uma divertida comédia e, apesar do enredo pouco real, o final é mais realista, o que me fez agradou ainda mais.

       3. Todos Dizem Eu Te Amo (1996)

Pôster - Everyone says I love you

É um musical!! Com canções clássicas cantadas por atores que normalmente não cantam! (O próprio Woody Allen canta). Ele fala sobre os relacionamentos vividos por membros de uma família e sobre como o amor é algo que todo mundo está sempre buscando. O elenco é repleto de estrelas: Drew Barrymore, Nathalie Portman, Julia Roberts, Edward Norton, Goldie Hawn … É um filme “feel good” e ele vai deixá-lo com as músicas na cabeça!

      4.  Ponto Final: Match Point (2005)

Pôster - Match Point

Ele tem um tom diferente da maioria dos filmes de Woody Allen, já que não é uma comédia. No entanto, ele ainda fala sobre relacionamentos, mas de uma forma mais séria. Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers) é de origem humilde e deseja mudar de vida. Ele conhece Chloe Hewett Wilton e se apaixona mais pelo dinheiro de sua família mais do que por ela. Um dia ele conhece Nola Rice (Scarlet Johansson), uma atriz que está namorando o irmão de Chloe e que completamente mexe com seus planos ambiciosos. Então, o que ele deve escolher? Amor (mais luxúria, na verdade) ou dinheiro?

   5. Vicky Cristina Barcelona (2008)

Pôster - Vicky Cristina Barcelona

Durante as férias de verão na Espanha, duas amigas – Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) – se apaixonam pelo mesmo pintor Juan Antonio (Javier Bardem). Mal sabem elas que ele tem uma ex-mulher maluca (Penélope Cruz) que pode pôr fim a suas férias. Mais uma vez, o filme é sobre relacionamentos e escolhas que somos forçados a fazer. A melhor coisa para mim neste filme é Penélope Cruz porque ela realmente nos convence de que é mentalmente instável e é muito engraçada.

     6.  Tudo Pode Dar Certo (2009)

 Pôster - Whatever Works

Larry David, que também é conhecido por criar diálogos loucos e improvisados, interpreta o alter ego de Woody Allen neste filme. Ele é Boris Yellnikoff, um misantropo que tem fortes ideologias sobre praticamente tudo e decide cometer suicídio durante uma crise existencial. No entanto, ele conhece uma garota ingênua de Mississippi que tem um impacto sobre sua vida. Os monólogos de Boris olhando diretamente para a câmera são apenas ótimos e minha cena favorita é o monólogo final.

   7.  Blue Jasmine (2013)

Pôster - Blue Jasmine

Eu saí do cinema com “Blue Moon” na minha cabeça por causa deste filme! Jasmine (Cate Blanchett) menciona a música diversas vezes e, de alguma forma, a canção nos conta sua história. Ela é uma socialite narcisista de Nova York que perde tudo quando seu marido (Alec Baldwin) comete suicídio depois de ser preso. Ela é forçada a se mudar para São Francisco com sua meia-irmã e toma anti-depressivos o dia inteiro. A melhor coisa do filme é Cate Blanchett responsável pelos “diálogos malucos”, comum aos filmes de Woody Allen.

   8.  Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)  

 Pôster - Annie Hall

Considerado uma das mais importantes comédias românticas, o filme conta a história de um comediante de Nova York, Alvy Singer (Woody Allen), que se apaixona por Annie Hall (Diane Keaton). O filme, na verdade,  mostra Alvy tentando entender o que deu errado com seu relacionamento, até que ele percebe que um relacionamento “é como um tubarão. Sabe? Ele tem que se mover constantemente para a frente ou ele morre. E eu acho que o que temos em nossas mãos é um tubarão morto.” A melhor característica do filme é, novamente, o diálogo!

    9. Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo* (*e tinha medo de perguntar) (1972)

Pôster - Everything you always wanted to know about sex

Com uma estrutura diferente de seus outros filmes, este é dividido em sete segmentos, cada um abordando uma questão (Afrodisíacos funcionam?; O que é sodomia? Travestis são homossexuais?, etc.). Os segmentos são hilários e é interessante para ver Allen interpretando tantos papéis. Também é bom ver que “o centro de comando do cérebro”, como aparece no novo filme da Disney Pixar – Divertida Mente, já foi mostrado aqui na última parte (“O que acontece durante a ejaculação?”).

   10.  Manhattan (1979)

Pôster - Manhattan

O personagem principal deste filme é, na verdade, Manhattan, e Isaac Davis (Woody Allen) nunca pára de romantizá-la. Ele se divorciou duas vezes e começa a namorar uma garota de 17 de idade. Em seguida, ele se apaixona pela amante de seu melhor amigo! História maluca? Sim, isso é Woody Allen! (e podemos ver a Meryl Streep muito jovem!)

Então, você concorda com a lista? Eu deixei o seu filme favorito de fora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *