Crítica: O Regresso (2015)

Minha notaIMDbRotten Tomatoes
CríticosPúblicoCríticosPúblico
6/1075/1008,3/1082%87%
Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 3.1.2016.

Há meses venho lendo que 2016 será o ano em que Leonardo DiCaprio vai finalmente obter o reconhecimento da Academia por seu trabalho e ganhar um Oscar por O Regresso. Os indicados já foram anunciados? Não. Ele já ganhou outros prêmios importantes (Globo de Ouro, SAG Awards, Critics Choice) por este papel? Ainda não. No entanto, todos parecem ser unânimes sobre o seu desempenho e li pouco sobre o filme propriamente dito (além de informarem que é dirigido por Alejandro G. Iñárritu, que ganhou o Oscar por Birdman). E, finalmente, eu vi o filme…

Baseado em fatos reais, O Regresso conta a história do explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio), que é atacado por um urso e é deixado para trás para morrer por sua equipe de caça. Como pode ser visto já no trailer, a sobrevivência Glass é movida pelo desejo de vingança e, assim, testemunhamos sua tentativa de retorno para encontrá-los, especialmente John Fitzgerald (Tom Hardy).

Meu resumo do filme sugere que é curto e rápido. No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade. Por 2h36min vemos sua loooonga jornada e eu senti que era interminável. Claro que existem cenas com mais ação, como aquela em que ele é atacado pelo urso que mencionei anteriormente e alguns confrontos mais tarde. Mas, no geral, senti que a história não andava e que eles estavam criando todos os tipos de situação em que poderíamos nos surpreender com a atuação de DiCaprio (há inclusive uma cena envolvendo um animal morto que foi um pouco demais para mim). Então, sim, ele realmente é a melhor coisa do filme e eu me junto a todos os outros para dizer que ele merece o reconhecimento desta vez!

A fotografia de Emmanuel Lubezki é linda, de modo que nós conseguimos ter ideia das condições meteorológicas brutais na década de 1820 na Dakota do Sul. A direção de Alejandro G. Iñárritu também é boa, mas eu ainda prefiro Birdman. Talvez este não seja meu tipo de filme. Mas eu estou torcendo por Leonardo DiCaprio nesta temporada de premiações!

Também fizemos um vídeo falando sobre o filme no nosso canal do YouTube:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *