Crítica: Três Anúncios Para um Crime (2017)

Minha notaIMDbRotten Tomatoes
CríticosPúblicoCríticosPúblico
9/1087/1008,5/1093%88%
Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 7.12.2017.

“Estuprada enquanto morria”, “E ainda sem prisões”, e “Por que, delegado Willoughby?” são as frases escritas nos três outdoors que estavam abandonados há anos nos limites da cidade de Ebbing. Mildred (Frances McDormand) decidiu colocar alugar estes outdoors depois de meses esperando que o caso do homicídio de sua filha fosse resolvido mas, como os outdoors explicitam, ninguém foi preso ainda em conexão com esse crime.

Sendo uma cidade pequena, os cartazes rapidamente chamam a atenção de todos, com muitos condenando Mildred e defendendo o delegado Willoughby (Woody Harrelson), mas ela não tem a menor intenção de retire-los. O principal defensor de Willoughby é Dixon (Sam Rockwell), um policial racista e nem um pouco inteligente, que tem a pior mãe que uma pessoa poderia ter.

Descrito assim, Três Anúncios Para um Crime parece um dramalhão. No entanto, é um dos filmes que mais me fez rir neste ano. Claro, alguns risos eram de nervoso enquanto pensava: “Não acredito que ela está fazendo/falando isso!”, mas há momentos engraçados mesmo assim.

Apesar de o tema ser sério e de a tristeza sentida por Mildred ser real e palpável, o diretor/roteirista Martin McDonagh é capaz de trazer algum humor de situações improváveis, além de apontar problemas como a violência contra as mulheres, o abuso de poder, racismo, etc.

O tema mais importante, no entanto, é o desejo de fazer vingança  e de fazer justiça com as próprias mãos. Isso apenas cria mais raiva e pensamentos de vingança, que é uma situação em que todos perdem.

O elenco é fantástico, com Frances McDormand dando uma performance de fazer cair o queixo como a mãe tão cheia de tristeza e desespero que não vê mais nada de bom no mundo. Woody Harrelson é sempre divertido. Finalmente, o desempenho de Sam Rockwell é incrível, pois ele é capaz de fazer com que o público tenha inúmeras reações em relação ao seu personagem à medida que os eventos se desenrolam.

O final do filme não foi o melhor, na minha opinião, já que reforça alguns sentimentos não deveriam ser reiterados depois de duas horas buscando vingança, mas não me decepcionou o suficiente para não recomendá-lo a todos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *