Crítica: A Grande Aposta (2015)

Minha notaIMDbRotten Tomatoes
CríticosPúblicoCríticosPúblico
8,5/1081/1008,2/1087%91%
Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 31.12.2015.

Falar sobre uma grande crise econômica é geralmente difícil e triste, uma vez que realmente impactou a vida das pessoas (filmes recentes incluem Margin Call – O Dia Antes do Fim e Trabalho Interno). A Grande Aposta, no entanto, é capaz de falar sobre a crise de 2008 de uma maneira interessante, sarcástica e muitas vezes engraçada.

Baseado no livro escrito por Michael Lewis, a história começa em 2005, quando Michael Burry (Christian Bale), um ex-médico que trabalha para um hedge fund, começa a estudar o mercado imobiliário nos EUA e descobre que há uma bolha. Ele percebe que ela entrará em colapso no segundo semestre de 2007 e decide apostar contra os bancos. Jared Vennett (Ryan Gosling), Mark Baum (Steve Carell), Charlie Geller (John Magaro) e Jamie Shipley (Finn Wittrock) ficam sabendo sobre a descoberta de Michael de maneiras diferentes e decidem fazer a mesma coisa: apostar contra os bancos.

Repleto de jargões do mercado financeiro, A Grande Aposta explica todos eles muito bem para o público usando pessoas famosas, como Anthony Bourdain ou Selena Gomez. Estes são alguns dos recursos utilizados pelo diretor Adam McKay para deixar mais leve o principal tema debatido no filme: o quão corrupto é o sistema que permitiu que os bancos deixassem o mercado chegar a esse ponto.

O que também me chamou a atenção no filme foi o fato de que somos, de alguma forma, atraídos para torcer para  estas pessoas que estão apostando contra os bancos quando eles estão, na verdade, apostando contra a economia do país inteiro. Assim, sua vitória é a perda de todo mundo. Da mesma forma, torcer para os bancos não é possível, porque eles estão lucrando com os cidadãos que pagam hipotecas. Portanto, você é percebe que não há nenhum resultado possível que seria bom. Não há nenhuma situação em que todos ganhem. Assim, a melhor coisa a fazer é desfrutar o filme e não tomar partido, uma vez na vida não temos que escolher lados em todas as situações da vida. Nem sempre é uma situação de “bom” contra “mau”. Às vezes, ambos os lados estão errados.

Todo o elenco é ótimo, especialmente Christian Bale, que interpreta maravilhosamente um homem com habilidades sociais terríveis, e Steve Carell, que interpreta um idealista que está cansado da corrupção dos bancos (ainda que ele trabalhe para o Morgan Stanley). Eu também gostei da trilha sonora, repleta de sucessos de várias bandas de rock, principalmente por causa do personagem de Christian Bale, que trabalha ouvindo essas músicas em um volume muito alto.

Eu recomendo fortemente este filme, especialmente se você não gosta de Star Wars, que está dominando as bilheterias!

Veja também nosso vídeo no YouTube sobre o filme!

One thought on “Crítica: A Grande Aposta (2015)

  1. Muito obrigada pela critica, A grande aposta e uma filme muito interessante, seu tornou em umas das historias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Mais meu ator favorito e ator Ryan Gosling, é um ator que as garotas amam por que é carismático e talentoso. Recenetmente o vi em seu nova filme Blade Runner 2049, e muito boa, tem boms efeitos especias. Maravilhosa produção, todos os elementos deste filme estão muito bem cuidados, além de que o elenco foi de primeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *