Crítica: Acima das Nuvens (2014)

Minha notaIMDbRotten Tomatoes
CríticosPúblicoCríticosPúblico
8/1078/1006,8/1089%67%
Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 22.8.2015.

 

Fazer um filme sobre uma estrela fictícia do cinema e sobre como sua carreira se transformou ao longo do tempo não é algo novo. Na verdade, podemos voltar no tempo até Crepúsculo dos Deuses, Cantando na Chuva, ou, mais recentemente, Birdman, para ver histórias de atores que se tornaram obsoletos para uma variedade de razões. No entanto, todos este filmes são diferentes entre si e incrivelmente interessantes e Acima das Nuvens pode ser adicionado à lista.

Maria Enders (a ótima Juliette Binoche) é uma atriz muito famosa e lhe é oferecido um papel em um revival de uma peça na qual ela havia atuado há 20 anos. Desta vez, no entanto, em vez de interpreter o papel da jovem estagiária, ela vai ser a chefe mais velha, que se apaixona pela estagiária. Ela reluta um pouco, mas aceita o papel e vai para Sils Maria, nos Alpes, para estudar o roteiro com sua assistente Valentine (Kristen Stewart).

O filme é dividido em 3 partes e a mais interessante é a Parte 2, quando vemos Valentine ajudar Maria a decorar suas falas para a peça. O diálogo é tão intenso e a atuação é tão boa que muitas vezes você se pergunta “eles estão dizendo isso uma para a outra ou estão apenas ensaiando as falas?”. Somente quando um delas olha para o roteiro é que sabemos a resposta para essa pergunta. Mas a relação entre elas é tão complicada, assim como a retratada na peça que você continua se indagando se há mais realidade do que ficção nessas cenas.

Eu também gostei muito do fato de que o filme habilmente fala sobre os filmes que atualmente são blockbusters (geralmente franquias, usando atores jovens, bonitos e problemáticos), enquanto a prórpia Kristen Stewart faz uma personagem muito diferente. Ela é famosa pelos filmes da saga Crepúsculo e sua vida pessoal está sempre no centro das atenções, mas em Acima das Nuvens ela faz o papel de alguém que está for a desse mundo e também gosta de falar e de pesquisar sobre todos vidas dos atores.

Se você gosta de filmes que têm como centro os personagens propriamente ditos, com diálogos densos e alguns temas não resolvidos no final, você vai gostar deste.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *