Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 10.4.2016.
Minha nota IMDb Rotten Tomatoes
Críticos Público Críticos Público
3/10 44/100 7,2/10 29% 70%
Um título como esse e uma campanha publicitária pesada pautada em “#quemvaiganhar” sugerem, no mínimo, que haja um embate verdadeiro e emocionante entre os personagens mencionados. No entanto, depois de 150 minutos de filme, é possível concluir que o único vencedor é o estúdio, que tem faturado uma grande bilheteria, já que os espectadores perderam 2h30min.
O filme começa com Metrópolis destruída e o Superman (Henry Cavill) sendo apontado como uma ameaça por muitos, inclusive Bruce Wayne (Ben Affleck). Este, já como Batman, começa a investigar o laboratório de Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que possui a Kryptonita, que poderia derrotar o Superman.
O filme tem tantos personagens secundários e histórias paralelas que deu a impressão de que vários adolescentes se reuniram e cada uma deu uma ideia do que deveria ser inserido no filme. A edição também não ajuda em nada, o que faz com que o elenco estrelado seja muito mal utilizado.
Geralmente gosto da Amy Adams, mas ela realmente não convenceu como Lois Lane. Talvez o melhor tenha sido Jeremy Irons como Alfred. Ben Affleck e Henry Cavill não impressionam e Jesse Eisenberg, de quem sou fã, adota alguns tiques e maneiras de falar que mais irritam do que o tornam ameaçador.
Mais de metade do filme se vai e, enfim, temos o confronto anunciado no título. O motivo é tão primário que não faz jus à ideia de rivalidade ou diferenças entre os dois. Não há qualquer batalha ideológica ou de princípios. É apenas uma luta motivada por algo pessoal por parte do Superman.
Enfim, o trailer é mais interessante que o filme. E também fica claro que é uma preparação para os próximos filmes dos personagens. Resta-nos esperar que sejam melhores que esse. Pelo menos temos Capitão América: Guerra Civil no próximo mês que pode, finalmente, mostrar uma batalha decente entre dois heróis.
Como sempre, vou deixá-los com algumas imagens do tapete vermelho.