[yasr_overall_rating]
Antes de ir ao teatro, li a sinopse da peça e achei que fosse ser uma espécie de romance, afinal trata-se de um reencontro de um casal que não se via há 15 anos. Ao final dos 95 minutos, porém, senti como se tivesse levado uma surra. A intensidade é tão grande no palco que é impossível não se envolver com a história.
De fato, Blackbird fala sobre um reencontro entre Ray (Jeff Daniels) e Una (Michelle Williams). Apenas olhando a diferença de idade entre os atores já é possível perceber que a relação que eles mantiveram 15 anos antes não deve ter sido uma das mais saudáveis.
As suspeitas tornam-se reais logo no início da peça, quando vemos Ray, completamente descontrolado, puxando Una pelo braço e entrando em uma sala de reunião no lugar onde trabalha. Ela o viu em uma foto numa revista e resolveu procurá-lo. Ele gagueja, fica constantemente tentando deixar a porta entreaberta, com medo do que seus colegas de trabalho possam pensar, começa a suar e não consegue ficar parado. Ela, por sua vez, tenta falar sobre assuntos mundanos enquanto tira o casaco e reclama da sujeira do lugar, mas também conseguimos perceber a ansiedade na sua voz e nos seus tiques.
Sem estragar a história, basta dizer que Ray deixou marcas profundas em Una e que por 15 anos não conseguiu esquecê-lo.
O elenco é formado apenas por Jeff Daniels e Michelle Williams, o que torna a peça extremamente mais intensa, já que os dois estão sempre em cena, com diálogos fortes e nervosos. Crédito também deve ser dado ao diretor Joe Mantello, que conseguiu criar um ambiente no qual a plateia se vê completamente sugada pela história e conseguiu atuações espetaculares do elenco.
Se você estiver em Nova York e realmente gostar de teatro, essa peça é para você. Mas prepara-se para sair de lá meio atordoado e pensando “como eles conseguem repetir isso 8 vezes por semana…”.
Finalmente, como de costume, esperei o elenco sair ao final da peça. Seguem algumas fotos!
Site oficial: http://blackbirdbroadway.com
Onde: Belasco Theatre – 111 West 44th St.
Em cartaz até 11 de junho de 2016