Crítica: Encanto (2021)

Minha notaIMDbRotten Tomatoes
CríticosPúblicoCríticosPúblico
9/1075/1007,7/1092%93%
Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 29.11.2021.

Como você se sentiria se fosse o único membro de sua família sem um dom especial? Não apenas habilidades comuns, mas habilidades mágicas? Provavelmente se sentiria deixado de fora da família, que é como Mirabel (Stephanie Beatriz) se sente quando a conhecemos em Encanto, o 60º longa de animação da Disney.

A família Madrigal foi abençoada com o “Encanto”, um milagre, como é frequentemente chamado, que deu a cada herdeiro um poder mágico único – exceto Mirabel. Depois de escapar de uma perseguição há muitos anos, a avó de Mirabel (María Cecilia Botero) perdeu seu marido e encontrou uma vela que lhe deu o “Encanto”. Ela, então, ficou responsável pela construção de um vilarejo e a família Madrigal se encarregou de ajudar a comunidade, cada uma com seu dom. A família vive em uma casa igualmente mágica que eles chamam de “Casita”, onde cada um tem uma porta para seu próprio quarto mágico.

Ambientado na Colômbia, Encanto faz um trabalho maravilhoso ao mostrar a diversidade entre os personagens, assim como muitas referências culturais daquele país, desde as roupas à música. Até as borboletas amarelas, famosos símbolos de esperança em “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez, estão presentes aqui.

Lin-Manuel Miranda (Hamilton, Moana) fez um trabalho maravilhoso com as músicas do Encanto, principalmente com “We Don’t Talk About Bruno” (“Não Falamos do Bruno” em português), um dos melhores momentos do filme.

A animação em si é de tirar o fôlego, com tantas cores e detalhes diferentes que é impossível absorver tudo vendo apenas uma vez.

Os personagens também são incrivelmente interessantes e engraçados – todos “presos” na sua sina de ter um dom e lutando para provar que são mais do que seus poderes mágicos. Uma das melhores personagens é Luisa (Jessica Darrow), cuja música “Surface Pressure” (“Estou Nervosa” em português) muda o tom da história. E ainda tem o Bruno (John Leguizamo)! Não podemos falar sobre ele sem estragar o filme, mas definitivamente vale a pena esperar por ele.

Como em qualquer filme da Disney, existem muitas mensagens em Encanto que podem tocar a todos. Há um comentário sutil sobre como a imigração é difícil para aqueles que são forçados a deixar suas casas em busca de algo melhor / mais seguro. No entanto, a mensagem principal é sobre autoaceitação e sobre olhar além do que nossas famílias esperam de nós – algo com que muitas pessoas podem se relacionar.

Mirabel é uma ótima adição à lista de heroínas da Disney e Encanto é uma delícia de filme!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *