Crítica: The Florida Project (2017)

Minha notaIMDbRotten Tomatoes
CríticosPúblicoCríticosPúblico
9/1092/1008,1/1094%76%
Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 11.11.2017.

Qualquer um que já tenha ido ao Walt Disney World em Orlando provavelmente viu os motéis à beira da estrada que leva ao resort. Eu já passei na frente deles algumas vezes, mas nunca prestei muita atenção.

Nunca poderia imaginar que as pessoas que estão lá não são hóspedes comuns de hotéis. Muitos deles residem nestes motéis graças a alguns gerentes que permitem suas estadias prolongadas.

The Florida Project, escrito e dirigido por Sean Baker, mostra essa realidade: as lutas diárias e a rotina dos moradores de um motel, tão perto de um dos lugares mais felizes da Terra, que encanta crianças e adultos.

Acompanhamos a história de Moonee (Brooklynn Prince), uma menina de 6 anos que passa seus dias brincando com outras crianças ao redor dos motéis. Ela vai a qualquer lugar ao longo da estrada, completamente sem supervisão e inconsciente do perigo desse estilo de vida, enquanto aproveita o verão com os amigos. Sua mãe Halley (Bria Vinaite) não faz nada para impedir esse comportamento. Pelo contrário: ela incentiva Moonee a fazer o que quiser e até pede à criança que obtenha comida gratuita em um restaurante próximo.

Sua vida no motel só é possível graças a um gerente generoso (Willem Dafoe), que tenta acomodar os moradores enquanto tem que manter o motel funcionando para turistas regulares, apesar de não ter muitos deles ultimamente.

Poderia até ser um documentário, já que Sean Baker realmente estudou a vida das pessoas que vivem em motéis assim, mas The Florida Project dá ao público a sensação de que é quase como um reality show: nos sentimos tão perto dos personagens, vendo-os em seus momentos mais íntimos e vulneráveis, e testemunhamos a infância de Moonee de tal forma que não se pode deixar de torcer para que sua vida melhore.

É um soco no estômago para quem pensa que não há pessoas que vivem nessas condições na Flórida. Infelizmente, este assunto não aparece no noticiário com muita frequência, o que faz com que pensemos que essas pessoas são apenas a exceção.

The Florida Project termina com uma cena que afetará todos, especialmente aqueles que já estiveram na Disney World e entenderão quão poderosa essa experiência pode ser para uma criança, mesmo que essa criança apenas sonhe em estar lá.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *