Crítica: Missão: Impossível – Nação Secreta (2015)

Minha notaIMDbRotten Tomatoes
CríticosPúblicoCríticosPúblico
8,5/1075/1007,8/1093%91%
Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 23.8.2015.

 

 

Vou ser honesta e avisá-lo que eu sou muito parcial ao falar sobre este filme, pois sempre gostei da franquia. Sim, Tom Cruise envelheceu, mas a diversão que eu tenho ao vê-lo permanece a mesma.

Depois de uma série de missões questionáveis, o chefe da CIA, Alan Hunley (Alec Baldwin), convence o Senado a fechar a IMF (Impossible Mission Force ou Força Missão Impossível, em tradução livre). No entanto, isso não incomoda Ethan Hunt (Tom Cruise), já que ele está determinado a encontrar e destruir uma organização conhecida como Syndicate, uma nação secreta internacional que vem causando uma série de “acidentes” em todo o mundo e matando pessoas inocentes. Ethan recebe ajuda de William Brandt (Jeremy Renner), Benji Dunn (Simon Pegg) e Luther Stickell (Ving Rhames). Além disso, somos apresentados a Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), cujas intenções não são claras para Ethan (nem para nós, na verdade).

Eu gostei das reviravoltas na trama, das seqüências de ação e da trilha sonora! É sempre bom ouvir essa música famosa no cinema. Falando sobre as seqüências de ação, tem havido muita propaganda sobre a primeira cena do filme (que é a foto no pôster) porque Tom Cruise realmente ficou pendurado em um avião (não usaram efeitos especiais, tampouco dublês). E o resultado final é divertido de assistir!

Eu também sempre fui um fã das máscaras que utilizam na franquia! Cada vez que algo incomum acontece, fico pensando se alguém está usando uma daquelas máscaras, mas normalmente erro o personagem.

Outra nota pessoal: enquanto estava saindo do cinema, ouvi duas mulheres na escada rolante discutindo sobre o filme e elas não entenderam nada! Elas estavam perguntando o que significa “IMF” (e é explicado muito no filme, especialmente no início). Uma delas achou que significava “Fundo Monetário Internacional”! Mas isso não faz sentido no contexto do filme! Ah, e por favor, não saia do cinema dizendo “aquela seqüência de ação é impossível de acontecer na vida real”. Sim, nós sabemos. Leia o título do filme, aceite a premissa de que ele realmente é impossível e divirta-se!

Finalmente, como fã de James Bond, não posso escrever esta crítica sem mencionar o grande número de referências à franquia. Coincidência ou não, elas estavam lá! No filme foi usado o termo “organização das sombras”, que é algo parecido com o dito em 007 – Quantum of Solace e que será o tema de 007 Contra Spectre (cujo significado eu expliquei no vídeo sobre o trailer do filme). Há até mesmo uma cena de ópera neste Missão: Impossível extremamente semelhante a de 007 – Quantum of Solace! Mas essas semelhanças não são algo ruim, pelo menos na minha opinião!

Portanto, é uma maneira divertida de passar duas horas, especialmente se você gosta de filmes de ação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *