Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 2.9.2017.
Minha nota IMDb Rotten Tomatoes
Críticos Público Críticos Público
9/10 73/100 8,1/10 86% 93%
A agente do FBI Jane Banner (Elizabeth Olsen) é designada para investigar a morte de uma jovem na reserva indígena de Wind River, no estado de Wyoming, e ela é completamente alheia à realidade que ela enfrentaria nessa região. O público que assiste a Terra Selvagem provavelmente se sentirá da mesma maneira, já que as condições dessas reservas raramente são divulgadas.
O corpo da jovem foi encontrado por Cory Lambert (Jeremy Renner), um caçador que procurava leões que estavam matando outros animais. No meio dessa enorme área coberta pela neve, ele encontrou o corpo e alertou as autoridades locais. O problema: eles não podiam investigar a morte imediatamente porque a vítima era indígena. As reservas indígenas são consideradas terras do Estado e, portanto, apenas FBI tem jurisdição sobre elas, motivo pelo qual a agente Jane Banner foi trazida de Nevada.
Cory ajuda Jane a descobrir o que aconteceu, já que perdeu uma filha em condições semelhantes alguns anos antes. Jane rapidamente percebe como a realidade dessa Reserva é completamente diferente do que ela pensou e muito mais perigosa do que o esperado.
Terra Selvagem é o capítulo final da trilogia temática da realidade americana de Taylor Sheridan, depois de Sicario: Terra de Ninguém (2015) e A Qualquer Custo (2016), tendo escrito o roteiro para todos eles. É o único, no entanto, também dirigido por ele e faz um trabalho fantástico em ambas as frentes.
As imagens da Reserva coberta de neve mostram ao público o quão fácil pode ser cometer crimes lá sem ser pego. O mau tempo também aumenta a tensão, pois é mais difícil encontrar evidências e até mesmo ir de um lugar para outro nas tempestades de neve.
Também é bom ver que o elenco tem indígenas, uma vez que seria estranho ver atores de qualquer outra origem para interpretar habitantes da Reserva. Jeremy Renner e Elizabeth Olsen dão performances muito fortes e convincentes, e a plateia se solidariza com os sofrimentos de ambos.
O texto mostrado na tela antes dos créditos finais é alarmante e doloroso, lembrando ao público que ainda há muito a ser feito para ajudar as mulheres das comunidades indígenas nos EUA. Terra Selvagem irá deixá-lo pensando nessa realidade e percebendo o quão inconsciente a maioria de nós é ao que realmente acontece nessas terras.