Crítica: Toy Story 4 (2019)

Minha notaIMDbRotten Tomatoes
CríticosPúblicoCríticosPúblico
8/1084/1008,8/1098%96%
Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 21.6.2019.

Lembro-me de quando Toy Story foi lançado em 1995. Todos se apaixonaram pelos personagens e por aquele novo tipo de animação. Embora eu tivesse 8 anos de idade, portanto, o público alvo do filme, realmente não me identifiquei com a história. Eu honestamente preferia Pateta – O Filme, também lançado naquele ano (e ainda prefiro).

Então veio Toy Story 2 em 1999 e, ainda sim, não me animei. Claro, assisti e gostei, mas Tarzan foi mais empolgante para mim naquele ano. Apenas com o lançamento de Toy Story 3 (2010) finalmente reconheci que esta franquia era especial e que a terceira parte foi um dos melhores filmes daquele ano (corretamente sendo indicado para a categoria de Melhor Filme no Oscar – a terceira animação da história a fazer isso).

Fiquei satisfeita com aquele final e pensei que a Disney/Pixar finalmente deixaria os brinquedos seguirem em frente com sua nova dona e encerraria a franquia. Mas, como estamos vivendo em um mundo de intermináveis continuações, agora parece óbvio que eles lançariam um novo capítulo dessa história.

Então, encontramos Woody (Tom Hanks), Buzz Lightyear (Tim Allen) e todos os outros brinquedos morando com a Bonnie (Madeleine McGraw), que está nervosa sobre o início do jardim de infância. Sem o conhecimento dela, Woody a ajuda no dia da orientação e ela faz um novo amigo – literalmente.

Forky (Tony Hale) é uma ótima adição a esse grupo familiar de amigos e é ele que faz Woody (e o público) pensar sobre nosso propósito na vida – e o que acontece quando esse propósito muda. Originalmente destinado a ser um garfo/colher descartável, ele se torna um brinquedo quando Bonnie o constrói com objetos retirados do lixo. Confuso por estar “vivo”, Forky tenta fugir e ir para o lixo várias vezes, testando a paciência de Woody e fazendo com que Woody nos mostre o quão seriamente ele se importa com a “sua” criança (Bonnie). Woody é, com certeza, um dos personagens mais leais que já vi em filmes.

Outros brinquedos também pensam sobre o seu propósito, como uma boneca assustadora chamada Gabby Gabby (Christina Hendricks) e o hilário Duke Caboom (Keanu Reeves).

Com o retorno de Bo Beep (Annie Potts) e com papéis menores para Buzz, Jessie (Joan Cusack) e os demais, Toy Story 4 é uma boa adição para a franquia (que, novamente, parece estar concluída), mas não é o melhor (Toy Story 3 ainda mantém esse posto).



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *