Com 2025 chegando, é hora de listar meus filmes favoritos de 2024! Assim como aconteceu no ano passado, os principais concorrentes aos prêmios são amados pela maioria das pessoas, mas simplesmente não me impactaram da mesma forma, então minha lista provavelmente será um pouco diferente.
Enquanto eu estava escrevendo minha lista, percebi que quatro dos dez filmes são sobre grupos de pessoas confinadas em um cômodo tomando decisões que mudam vidas de outras pessoas! Definitivamente não foi intencional, mas foi interessante notar essa tendência.
Sem mais delongas, vamos à lista!
10 – A Música de John Williams
A trilha sonora é geralmente uma das primeiras coisas que noto ao ver um filme e pode mudar completamente nossa percepção da história que está sendo contada. Talvez seja por isso que adorei o documentário sobre John Williams. Ele é responsável por tantas trilhas sonoras icônicas e reconhecíveis que assistir a A Música de John Williams foi uma viagem pela memória. Também foi muito interessante aprender sobre sua vida e ver mais de sua amizade com Steven Spielberg.
9 – Herege
Ter um filme de terror na minha lista dos 10 melhores já é, por si só, uma surpresa. Mas a principal razão pela qual este filme está aqui é, na verdade, a razão pela qual o vi em primeiro lugar: Hugh Grant. Todo o seu monólogo comparando religiões a músicas e jogos de tabuleiro agora vive na minha cabeça, graças principalmente à maneira como ele diz essas falas. Ele é assustador e engraçado ao mesmo tempo e o público está sempre preocupado com as duas missionárias que cruzaram seu caminho, mas toda a interação dos três é uma delícia de acompanhar. Embora eu não tenha gostado do final, havia o suficiente nos primeiros dois terços de Herege para colocá-lo na minha lista.
8 – O Dublê
O Dublê foi entretenimento puro do começo ao fim. O timing cômico de Ryan Gosling é impecável e eu gostei de vê-lo com Emily Blunt. A trilha sonora estava repleta de músicas incríveis e as sequências de ação eram de tirar o fôlego! Fica um pouco complicado no final, mas ainda é divertido.
7 – Ainda Estou Aqui
Grandes dramas brasileiros não aparecem com tanta frequência, já que é mais fácil e lucrativo fazer comédias. De vez em quando, porém, um pequeno drama surge e nos lembra o quão bom o cinema brasileiro pode ser. Do diretor Walter Salles, que também é conhecido por fazer filmes fora do Brasil, Ainda Estou Aqui é uma história envolvente sobre memória: não apenas nossas memórias pessoais, mas também sobre nossa memória coletiva e sobre como é importante nunca esquecer o que aconteceu antes para impedir que a história se repita. Fernanda Torres está magnífica como Eunice Paiva, a esposa de um ex-deputado que foi levado pelo governo militar durante o auge da ditadura que durou de 1964 a 1985. Há também uma pequena, mas poderosa, participação especial de Fernanda Montenegro (mãe de Fernanda Torres), mostrando o quão grande ela ainda é.
6 – A Verdadeira Dor
Nunca soube que precisava que Jesse Eisenberg e Kieran Culkin trabalhassem juntos até assistir A Verdadeira Dor. Eles interpretam primos afastados que se reúnem para uma viagem à Polônia para homenagear sua avó. A química deles é perfeita. Escrito e dirigido por Jesse Eisenberg, A Verdadeira Dor também fala sobre memória coletiva, mas convida o público a questionar como lidamos com nossas dores individuais quando confrontados com o pesadelo vivido por milhões de pessoas durante o Holocausto, com ótimas falas de diálogo que abordam isso. Embora definitivamente haja algum humor ao longo do filme, o filme faz um bom trabalho ao mostrar tristeza e dor.
5 – Setembro 5
Setembro 5 conta a história do ataque terrorista que ocorreu durante as Olimpíadas de Verão de 1972 em Munique. O foco, no entanto, está na equipe da ABC Sports que estava inicialmente cobrindo os jogos, mas acabou sendo a principal fonte de informações sobre os ataques. Qualquer um que goste de filmes sobre jornalistas e de como eles trabalham provavelmente gostará deste filme também. O público testemunha como decisões críticas e éticas são tomadas em tempo real, com a maior parte do filme ocorrendo em uma sala de controle.
4 – Jurado No. 2
Dirigido por Clint Eastwood, Jurado No. 2 preenche basicamente todos os requisitos do que eu quero em um filme: um ótimo elenco, um julgamento com júri, argumentos éticos, discussão sobre o sistema de justiça, drama familiar, entre outras coisas. É um filme tão interessante e divertido que me sinto mal por poucas pessoas terem visto nos cinemas. Espero que encontre seu público no streaming!
3 – Rivais
Rivais é um daqueles “filmes de esporte” em que o esporte não é o ponto principal. Eu, pessoalmente, não ligo muito para tênis, mas simplesmente amei o relacionamento maluco que os personagens têm, as roupas e a trilha sonora. Os três atores estão incríveis, especialmente Josh O’Connor! Dito isso, poderia ter sido um pouco mais curto, mas isso não impactou muito minha experiência vendo o filme.
2 – Conclave
Desde a primeira vez que assisti ao trailer de Conclave, sabia que seria exatamente o tipo de história da qual eu gosto: um suspense envolvendo uma eleição com um ótimo elenco. Então, fiquei extremamente feliz quando o filme superou minhas expectativas e deu ao público uma experiência excelente em todos os níveis. Da trilha sonora original de Volker Bertelmann ao design de produção, cada aspecto de Conclave grita “filme clássico de Hollywood”. A atuação é excelente, com uma forte performance do incrível Ralph Fiennes, com muitos discursos memoráveis ao longo do filme.
1 – Divertida Mente 2
Quanto mais penso em Divertida Mente 2 – e pensei muito sobre isso em 2024 – mais fascinada fico. A maneira como a Ansiedade é retratada é perfeita, desde o primeiro momento em que ela é apresentada até o clímax do filme, quando ela está perdendo o controle. Também adorei ver Riley escolhendo a Alegria depois de sofrer por tanto tempo. Assim como no primeiro filme, a Pixar faz um excelente trabalho ao mostrar como nossas mentes funcionam de uma forma muito inteligente e engraçada e não é segredo o motivo pelo qual tantas pessoas se identificaram com Divertida Mente 2 neste ano. Realmente um filme notável!