Com 2023 chegando, é hora de listar meus filmes favoritos de 2022! Considerando os principais filmes premiados até agora, este ano foi um pouco abaixo do esperado para mim. A maioria dos filmes amados pela maioria das pessoas simplesmente não me impactou da mesma forma, então minha lista provavelmente será um pouco diferente das demais.
É claro que existem alguns filmes que infelizmente não poderei ver em 2022, principalmente Living, Women Talking, The Whale e Babilônia.
Sem mais delongas, vamos começar!
10 – Top Gun: Maverick
Como escrevi no início deste ano, gostei muito mais de Top Gun: Maverick do que de seu antecessor. Tem ótimas sequências de ação e é realmente um filme divertido. No entanto, não estou tão obcecada por ele quanto aparentemente todo mundo, já que é o filme de maior bilheteria do ano no momento (Avatar: O Caminho da Água pode ultrapassar essa marca no início de janeiro). Acho que gosto mais dos filmes da franquia Missão: Impossível do Tom Cruise!
9 – (Ela Disse) She Said
Para quem gosta de filmes como Todos os Homens do Presidente e Spotlight: Segredos Relevados, Ela Disse pode ser uma boa opção. Ele se concentra nas duas jornalistas do The New York Times (interpretadas por Carey Mulligan e Zoe Kazan) que divulgaram a história dos crimes de Harvey Weinstein em 2017, que iniciaram o movimento #MeToo. Em vez de retratar os abusos de Weinstein e correr o risco de ser muito sensacionalista, Ela Disse foca em mostrar como as jornalistas coletam as evidências e conversam com as (muitas vezes relutantes) testemunhas. Definitivamente não é o filme mais emocionante do gênero, mas prende a atenção do público e é muito bem feito.
8 – O Enfermeiro da Noite (The Good Nurse)
Baseado em fatos reais, O Enfermeiro da Noite conta a história de como Amy Loughren, uma enfermeira noturna (interpretada por Jessica Chastain), começa a suspeitar que seu colega de trabalho Charles Cullen (Eddie Redmayne) está envolvido em uma série de mortes repentinas de seus pacientes na UTI. Da mesma forma que Ela Disse, O Enfermeiro da Noite não se concentra nas mortes, dando ao público mais tempo com Amy e sua amizade com Charlie e como isso muda lentamente. A atuação de Eddie Redmayne é o destaque do filme.
7- Till – A Busca por Justiça (Till)
Apesar de Till – A Busca Por Justiça não ser meu filme favorito do ano, ele tem minha atuação preferida de 2022. Danielle Deadwyler está simplesmente extraordinária como Mamie Till, uma mãe que se tornou ativista depois que seu filho de 14 anos foi linchado enquanto visitava os primos no Mississippi em 1955. Eu não conhecia essa triste história e o filme foi revelador. Como nos filmes anteriores desta lista, Till não tem intenção de mostrar a violência. Em vez disso, testemunhamos uma das cenas mais devastadoras que já vi no cinema: o momento em que Mamie vê o corpo quase irreconhecível de seu filho no necrotério. Se Danielle Deadwyler não conseguir uma indicação ao Oscar por esse papel, a Academia terá cometido um gravíssimo erro.
6 – Treze Vidas – O Resgate (Thirteen Lives)
Outra característica comum da lista deste ano é que muitos filmes são baseados em fatos reais, que é o que acontece em Treze Vidas – O Resgate. Ele conta a emocionante história de resgate de doze meninos e seu treinador de futebol que ficaram presos dentro de uma caverna na Tailândia em 2018. Viggo Mortensen e Colin Farrell interpretam os mergulhadores britânicos que encontraram o grupo vivo quase 10 dias depois de terem desaparecido. A direção de Ron Howard no resgate subaquático nos deixa angustiados, embora saibamos como a história termina. É um dos muitos filmes que eu gostaria que mais pessoas tivessem visto em 2022.
5 – The Outfit
Criminalmente subestimado, The Outfit foi uma das melhores surpresas de 2022. Ambientado totalmente em uma alfaiataria, o filme segue o cotidiano de Leonard Burling (Mark Rylance), um alfaiate inglês em um bairro de Chicago controlado por gangsters, que são seus clientes frequentes. Pode soar como um drama mediano, sem muita coisa acontecendo, mas rapidamente se torna um thriller empolgante, graças ao excelente elenco (Zoey Deutch, Johnny Flynn, Dylan O’Brien, Nikki Amuka-Bird e Simon Russell Beale) e o grande desempenho de Mark Rylance.
4 – Boa Sorte, Leo Grande (Good Luck to You, Leo Grande)
Mesmo que a sinopse possa fazer com que as pessoas pensem duas vezes sobre ver o filme (uma mulher de meia-idade, recentemente viúva, contrata um profissional do sexo para satisfazer seus desejos sexuais), Boa Sorte, Leo Grande é surpreendentemente engraçado, inteligente, instigante e comovente ao mesmo tempo. Emma Thompson e Daryl McCormack passam 90% do filme em um quarto de hotel, mas acabam tendo conversas extremamente interessantes sobre a vida, escolhas e suposições que fazemos sobre outras pessoas. Os dois atores também têm atuações excelentes.
3 – TÁR
TÁR é o filme da Cate Blanchett do começo ao fim. Ela interpreta Lydia Tár, uma famosa compositora e a primeira regente feminina da Filarmônica de Berlim. Dizer que ela é complicada seria um eufemismo. Ela é, sem dúvida, talentosa, muito segura de si e com muitas opiniões. Lentamente, no entanto, o filme nos mostra suas inseguranças e falhas, testando as águas do movimento #MeToo onde as mulheres são as agressoras, além de trazer o debate “devemos separar a arte do artista?”.
2 – Os Fabelmans (The Fabelmans)
O filme semi-autobiográfico de Steven Spielberg poderia ter agradado ao grande público se já não houvesse uma aparente overdose de “filmes que falam sobre a indústria cinematográfica”, como o trailer pode sugerir. No entanto, como expliquei em minha crítica, é uma releitura muito interessante de sua infância/adolescência, focando muito em seus pais. Os Fabelmans apenas prova porque Steven Spielberg é um talentoso contador de histórias.
1 – Glass Onion: Um Mistério Knives Out (Glass Onion: A Knives Out Mystery)
Sem sombra de dúvidas, Glass Onion: Um Mistério Knives Out foi o filme mais divertido que vi esse ano. Ele ocupa o primeiro lugar na minha lista porque foi o único filme de 2022 que assisti sem olhar para o relógio para ver quanto tempo duraria. Estava tão interessada na história e tão curiosa para ver onde ela estava indo, que fiquei totalmente envolvida até o fim. Você pode ler minha crítica completa aqui.
Não há nenhum musical ou filme de animação na minha lista este ano, o que é chocante por si só, especialmente quando comparado ao top 10 do ano passado. Então, esperemos que 2023 traga filmes melhores e mais emocionantes!