Com 2024 chegando, é hora de listar meus filmes favoritos de 2023! Assim como aconteceu no ano passado, os principais candidatos aos prêmios são amados pela maioria das pessoas, mas simplesmente não me impactaram da mesma forma. Então minha lista provavelmente será um pouco diferente.
Há, é claro, alguns filmes que infelizmente não poderei ver em 2023, como A Cor Púrpura, The Iron Claw e Zona de Interesse.
Além disso, embora Barbie e Oppenheimer não estejam na minha lista, gostei muito de “Barbenheimer” e de toda a experiência que eles trouxeram aos cinemas no meio do ano!
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!
10 – Wish: O Poder dos Desejos
É uma pena que o filme comemorativo dos 100 anos da Walt Disney Company não tenha sido muito bem recebido, mas mesmo assim gostei muito! Adorei as músicas, especialmente “Quem Vai me Agradecer” (“This is the Thanks I Get?”) e “Protegê-los do que for” (“At All Costs”). A história também é muito doce, discutindo o poder dos desejos e se devemos confiar nos outros para que se tornem realidade. Existem muitos “Easter Eggs” de filmes anteriores da Disney, como Branca de Neve, Peter Pan, Bambi e, claro, Pinóquio, o filme que originou “A Estrela Azul” (“When You Wish Upon a Star”).
9 – AIR: A História Por Trás do Logo
Filmes de esportes que não necessariamente focam no esporte em si costumam ser muito interessantes, como O Homem que Mudou o Jogo. AIR: A História Por Trás do Logo tira ainda mais o foco do esporte e conta a história de como Michael Jordan assinou um contrato com a Nike que mudaria a forma como os atletas fazem negócios. Foi uma escolha muito inteligente não mostrar Michael Jordan no filme e, em vez disso, discutir como sua mãe (Viola Davis) desempenhou um papel importante no acordo. Também é sempre bom ver Matt Damon!
8 – Crescendo Juntas
Possivelmente o filme mais subestimado do ano, Crescendo Juntas foi uma delícia do começo ao fim. É uma visão muito doce e um tanto ingênua de como as meninas lidaram com o crescimento na década de 1970. Abby Ryder Fortson é uma revelação como Margaret, mas é Rachel McAdams quem rouba os holofotes como sua mãe. Kathy Bates também é sempre divertida de assistir!
7 – Elementos
Elementos, a primeira comédia romântica da Pixar, é ainda melhor do que eu esperava. Eu sabia que iria discutir uma relação entre água e fogo, mas não sabia que envolveria discussões sobre imigração, preconceito, família e tradição. A animação em si é de cair o queixo e a construção do mundo é tão bem feita que eu gostaria que a Disney incluísse Element City como uma área própria em seus parques.
6 – O Assassino
Depois de ficar muito decepcionada com Mank, fiquei aliviada porque David Fincher voltou ao seu estilo habitual com O Assassino. Michael Fassbender é ótimo como um assassino pago sem nome que comete um erro e precisa lidar com as consequências. A narração é uma boa ferramenta, principalmente no início, quando apenas o testemunhamos esperando por quase 20 minutos. Mas, assim como ele diz “se você não consegue suportar o tédio, este trabalho não é para você”, se você não consegue lidar com um ritmo mais lento e uma narração pesada, este filme também não é para você.
5 – Maestro
Apesar de seus muitos problemas – principalmente a escolha do posicionamento da câmera por Bradley Cooper – eu ainda gostei muito do Maestro. Pude vê-lo nos cinemas e a experiência compartilhada tornou o filme ainda melhor, especialmente a famosa cena da catedral, onde basicamente assistimos a uma orquestra tocando ao vivo. Bradley Cooper realmente dá tudo de si como Leonard Bernstein, com a ajuda de próteses, mas Carey Mulligan brilha como sua esposa Felicia Montealegre e o filme opta por focar em seu relacionamento complexo.
4 – Anatomia de Uma Queda
Se você adora dramas de tribunal, Anatomia de uma Queda é definitivamente o filme para você. Sandra Hüller está espetacular como Sandra Voyter, uma escritora acusada de assassinar o marido (Samuel Theis). Milo Machado Graner também é muito bom como filho cego e a única testemunha que pode ajudar a resolver o caso.
3 – Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1
Posso ser muito tendenciosa, já que sou grande fã da franquia Missão: Impossível, mas Acerto de Contas – Parte 1 foi uma experiência emocionante! Fiquei na ansiosa o tempo todo e nem percebi o tempo passar. Você pode ler minha crítica completa aqui.
2 – American Fiction
American Fiction foi a melhor surpresa que tive nos cinemas em 2023. Mal tinha ouvido falar do filme e me diverti muito! É engraçado, triste, instigante e muito mais. Jeffrey Wright está incrível como Thelonious “Monk” Ellison, um professor/romancista que está frustrado por seu último livro não ser publicado porque não é considerado “negro” o suficiente. O filme aborda muitos temas universais e às vezes pode ser muito triste, mas tem muitos momentos engraçados.
1 – Assassinos da Lua das Flores
Eu não esperava ter Assassinos da Lua das Flores como meu filme favorito de 2023, mas aconteceu! Apesar da longa duração e de suas falhas, como a linha do tempo pouco clara, ele ainda conseguiu me manter interessada o tempo todo. O final também é um dos principais motivos pelos quais me marcou. Você pode ler minha crítica completa aqui.
Esperemos que haja filmes ainda mais emocionantes em 2024!