[yasr_overall_rating]
A 2a Guerra Mundial é um dos temas mais recorrentes em filmes. Todo ano há pelo menos um filme sobre ela. De “A noviça rebelde” a “Bastardos Inglórios”, passando por “A Lista de Schindler”, todos parecem ter algo para falar quando o assunto é a guerra, cada um com um ponto de vista diferente. Este ano não é exceção.
Em “O jogo da imitação” (indicado para 8 Oscars, incluindo melhor filme), somos apresentados a Alan Turing, um matemático responsável por liderar a equipe recrutada pela agência de inteligência britânica MI6 que quebra o “inquebrável” código nazista “Enigma”. Ele constrói o primeiro computador do mundo nesse processo.
Alan Turing é interpretado maravilhosamente por Benedict Cumberbatch (indicado para melhor ator), que está em um ótimo momento na sua carreira. Ele esteve em oito filmes nos últimos dois anos, além da série de sucesso na TV “Sherlock”. Ele tem um grande desempenho e é capaz de transmitir para o público a dor pela qual seu personagem está passando. Ele é acompanhado por um grande elenco, incluindo Keira Knightley, indicada para melhor atriz coadjuvante, que interpreta Joan Clarke – uma pessoa-chave na vida de Turing.
À medida que o filme vai e volta no tempo, nós aprendemos sobre a sua infância, seu primeiro amor, Christopher, e sobre o sofrimento pelo qual ele passa tanto durante e depois da guerra por ser homossexual (na Inglaterra era ilegal ser homossexual até 1967). Ele também enfrenta um dilema moral durante a guerra: como poderiam impedir ataques sem deixar que os alemães soubessem que eles haviam quebrado o código? Mas, se não prevenirem os ataques, pessoas inocentes morrerão. Então, como resolver esse problema?
Uma vez que todo o projeto foi segredo de Estado, ninguém sabia o que ele havia feito durante a guerra. Na verdade, o projeto só se tornou público em 1974. Em 2013, a rainha Elizabeth II premiou postumamente Alan Turing por suas realizações durante a guerra e agora podemos apreciar plenamente os seus esforços neste grande filme. E o que é o jogo da imitação, afinal? Assista o filme e veja por si mesmo!