Opinião: O Sal da Terra (2014)

My ratingIMDb's ratingRotten Tomatoes
CriticsPublicCriticsPublic
7/1083/1008,4/1094%89%
Numbers obtained from IMDb and Rotten Tomatoes on April 21, 2015.

 

Tendo crescido no Brasil, foi muito comum ver fotos tiradas por Sebastião Salgado nos livros escolares. Elas são freqüentemente usados ??para ilustrar a disparidade social no mundo e denunciar as péssimas condições de vida que afetam grande parte da população. E, durante todos esses anos na escola, eu nunca realmente visto uma foto em que ele aparecesse, tampouco sabia sobre sua história de vida. Assim, ele provavelmente poderia ter passado por mim e eu nunca teria sabido que era ele.

Portanto, a idéia de assistir a um documentário sobre ele era muito atraente, pois finalmente aprenderia sobre este homem que é mundialmente conhecida por suas fotos. Fiquei realmente surpresa, então, quando o filme começou com a voz de um narrador descrevendo uma foto em francês. E eu pensei “por que é em francês? Já é ele que está falando? “. Depois de descrever a primeira imagem, ficou claro que era ele e ele parecia muito diferente do que eu esperava!

Aprendemos que ele fugiu da ditadura militar no Brasil durante a década de 1960 e que se mudou para a França com sua esposa (daí o seu francês perfeito, e, também, o filme foi co-produzido em pela França). Ele começa a contar sua história de vida e os lugares que ele visitou enquanto tirava fotografias.

O formato do documentário é um pouco cansativo, porque eles o deixaram em uma sala escura, de frente para uma tela em que suas fotos são mostradas e ele as descreve, uma de cada vez. Poucas vezes nós conseguimos vê-lo realmente viajando. É impossível, no entanto, não prestar atenção quando algumas de suas fotos mais fortes ficam congeladas na tela (especialmente as fotos de crianças morrendo na África).

Eu gostei de conhecer mais sobre sua vida e sua família, mas a forma como foi mostrado não me cativou tanto. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário, “O Sal da Terra” é muito menos interessante do que a história de Sebastião Salgado propriamente dita e suas fotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *