[yasr_overall_rating]
Lembro de ter lido sobre esse filme na semana anterior ao Oscar deste ano, pois havia sido indicado para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Recebeu ótimas críticas, tanto de profissionais quanto do público, ainda que tenha perdido o prêmio para “Ida”, da Polônia. Neste fim de semana eu finalmente o vi e a espera valeu a pena: o filme é hilário!
Dirigido por Damián Szifron e produzido por Pedro Almodóvar, não é um filme de 2 horas convencional, com uma única história. É composto, na verdade, por seis histórias curtas, contadas separadamente, sem qualquer relação entre si, exceto por um tema comum: a vingança. Pode ser uma vingança cuidadosamente planejada há anos, como ocorre na primeira história (sobre um homem que foi rejeitado por todos em sua vida), ou planejada por dias (como na história de um homem que tem seu carro rebocado pelo Departamento de Trânsito injustamente), ou, ainda, uma vingança espontânea, com base em algo que acabou de acontecer (briga de motoristas em uma estrada).
Sei que, pela minha descrição, parece um drama ou um suspense, mas na verdade é, acima de tudo, uma comédia. Um senso de humor negro, para ser exata. Ele mostra o que provavelmente todo mundo gostaria de fazer nessas situações, mas é impedido pelo senso comum. Quem não gostaria de se vingar de alguém que o irrita no trânsito? Ou vingar o assassinato de um ente querido? Ou simplesmente vingar-se do governo pela constante exploração financeira que sofremos com multas caras e indevidas?
Os diálogos são muito engraçados e os atores são ótimos. Minha amiga e eu tentamos decidir qual história foi a nossa favorita, mas não chegamos à nenhuma conclusão! Todas são muito boas e divertidas!
É sensacional! Quando assisti já imaginei vc e seu saco de risadas